-
Arquitetos: Foster + Partners
- Ano: 2020
-
Fotografias:Bear and Terry
-
Fabricantes: Blumer Lehmann
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no coração de um dos mais vibrantes centros urbanos do planeta, a mais nova loja conceito da Apple em Bangkok estabelece uma presença marcante na movimentada Central World Square, no centro da capital e maior cidade da Tailândia. Transformando-se em um novo ponto do encontro para os moradores e turistas da capital, o edifício projetado pela Foster + Partners oferece um pano de fundo atrativo para um dos mais emblemáticos espaços públicos da cidade.
Dando continuidade à uma parceria que já dura décadas, o projeto da Apple Central World de Bangkok é resultado do trabalho colaborativo desenvolvido entre a equipe de arquitetos da Foster + Partners e a Apple, contando ainda com a colaboração dos parceiros locais da F&P Ltd e da Architects 49 Ltd.
Situada no ponto mais ao sul da Praça Central World em Bangkok, a mais nova loja conceito da Apple parece aterrizar em meio à vibrante praça pública no coração da capital. O edifício se conecta ao metrô através de uma passarela elevada, enquanto é cercado por várias vias de veículos e pedestres ao redor do local. Envolvido por um espetáculo vertiginoso de movimentadas vias urbanas que se cruzam em todas as direções. Formalmente, o edifício está composto por uma cobertura em forma de disco de madeira com mais de 24 metros de diâmetro e uma fachada de vidro quase imperceptível.
O revestimento de madeira que define a cara do edifício então flui para o pilar de suporte central, o qual é formado por 1.461 ripas de madeira de carvalho branco europeu. O revestimento do cilindro central é conectado a um núcleo rígido em estrutura de madeira de abeto que fornece estabilidade e suporte ao balanço da cobertura do edifício. Um detalhe de borda cuidadosamente projetado pelos arquitetos da Foster + Partners permite protejer a estrutura de madeira do edifício além de incorporar componentes do sistema de condicionamento de ar da loja.
Conectando as os dois pavimentos da loja há uma escada escultórica lindamente trabalhada em perfis de aço inox que se projetam em balanço a partir do núcleo central de madeira. Cada patamar foi usinado diretamente em blocos sólidos de aço e depois polido, proporcionando um alto brilho e acabamento requintado. A esquadria de vidro 360º permite uma perfeita integração entre os espaços interiores e exteriores, oferecendo vistas fantásticas para o vibrante espaço público do centro de Bangkok.
Como que brotando de seu núcleo rígido de madeira, a cobertura leve e esbelta do edifício se projeta para fora até atingir um balanço de 3 metros para além da fachada de vidro, proporcionando o sombreamento adequado da superfície da fachada nos horários mais quentes do dia. Ofuscando os limites entre o interior e o exterior, a fachada de vidro desmaterializa-se para revelar o aconchegante e acolhedor espaço interior da loja. Sem distinção entre o que está dentro e fora, o acabamento exterior do edifício enriquece o espaço público com generosidade, presenteando a praça com um novo e moderno projeto de paisagismo e mobiliário urbano.